SETE QUEDAS|SEVEN FALLS

(2021)

Shirlene Linny|Julio Cesar Cardoso

{Lp}Press

Sete Quedas_versao LP Press_1_04_2019.jp
DA19-SHORTLISTED! (1).jpg
Premio-Fundacio-n-Lariviere-2019.jpg
Tinta.jpg

R$290,00

SOBRE SETE QUEDAS

O projeto "Sete Quedas" de Shirlene Linny e Julio Cesar Cardoso investiga o sequestro e assassinato do embaixador José Jobim, em março de 1979, no Rio de Janeiro.

No fotolivro, imagens do projeto da Usina de Sete Quedas e de Itaipu servem de pano de fundo para a reconstituição dos fatos que culminaram no assassinato do embaixador.

As fotografias em preto e branco da monumental estrutura de concreto da hidrelétrica dão a dimensão simbólica da quixotesca tarefa de combater a opacidade do poder, especialmente sob regimes autoritários.

Por meio de extensiva pesquisa documental, os arquivistas Shirlene Linny e Julio Cesar Cardoso montaram um verdadeiro dossiê com pareceres oficiais, documentos de Estado e clipping de jornais e revistas, reunindo desde as notícias do desaparecimento do embaixador - e a suspeita cobertura midiática do caso - até o reconhecimento recente do assassinato de Jobim e a revisão de seu certificado de óbito, em 2018.
 

O projeto foi produzido em três locais: caderno principal e zine (impresso por Ipsis Gráfica); dossiê e jornal anexo (impresso e montado pelos autores); pasta-processo (projeto e confecção Gabriela Irigoyen).

 
 
 
 

ENTENDA A HISTÓRIA DO SEQUESTRO E ASSASSINATO DE JOSÉ JOBIM

Documentário "Itaipu: a quem interessa a escuridão? Realização Instituto Presidente João Goulart - Outubro/2014

TRECHO DA MATÉRIA NA REVISTA PIAUÍ, DE 15 DE SETEMBRO DE 2021, QUE TRATOU DA HOMENAGEM FEITA A JOSÉ JOBIM PELOS JOVENS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DIPLOMATAS DO INSTITUTO RIO BRANCO, EM BRASÍLIA

“Ligado pelo sobrenome do meio ao senador gaúcho Pinheiro Machado, que exerceu grande influência no Itamaraty durante o início da República e morreu assassinado em 1915, Jobim se sentia suficientemente seguro, até uma semana antes de ser morto, para viajar até Brasília e assistir à transmissão de cargo entre dois amigos embaixadores: Azeredo da Silveira, o chanceler de Geisel, e Ramiro Saraiva Guerreiro, seu sucessor, escolhido por Figueiredo.

 

Jobim era ligado a famílias tradicionais na política brasileira. Irmão de Danton, ex-senador e ex-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), era também tio do ex-presidente Fernando Collor, já que sua esposa Lígia era irmã de Dona Leda, mãe de Collor. Além disso, Jobim tinha parentesco com o ex-ministro da Justiça Nelson Jobim (1995-97), sem falar do primo mais famoso, Antônio Brasileiro – o Tom –, e do não menos célebre João (Jobim) Saldanha, jornalista e ex-técnico da Seleção Brasileira de futebol.

 

As relações familiares não pouparam a vida do diplomata. Mas, aparentemente, serviram para atrapalhar a recente campanha do ex-presidente Fernando Collor, que se ofereceu para ser ministro das Relações Exteriores quando Ernesto Araújo dava sinais de exaustão no cargo, no começo deste ano. A linha dura não esquece. Primo-irmão da filha de Jobim, o ex-presidente costumava ser cordial nos encontros de família, mas ultimamente vem se tornando mais distante. “Passou a me ignorar, mas não me faz falta”, comenta a jornalista e advogada Lygia Jobim, filha do diplomata, que leva o nome da mãe, mas com outra grafia.

 

A viagem a Brasília de seu pai, em março de 1979, não aparentava a Lygia nada de anormal. Ela soube depois, porém, que durante a cerimônia de transmissão de cargo, no dia 15 daquele mês, Jobim teria comentado numa roda de conversa que estava escrevendo suas memórias e que revelaria uma parte encoberta das negociações em torno da usina de Itaipu. As histórias envolviam paraguaios, brasileiros e fornecedores estrangeiros que disputavam a obra. O preço final da usina, algo em torno de 30 bilhões de dólares, segundo denúncias da época, teria sido inflado por desvios de verba que irrigaram tanto o lado paraguaio quanto o lado brasileiro.

 

O fato de Jobim e seu irmão Danton terem sido jornalistas e militado no Partido Comunista Brasileiro durante a juventude não contribuiu muito para que eles conquistassem a simpatia dos militares que derrubaram Jango. Naquela época, estava ainda recente na memória de todos os conflitos em torno de Suez (1956), que terminaram com a nacionalização do canal pelo coronel egípcio Gamal Abdel Nasser. Já havia sido iniciada também a construção da represa de Assuã, no Egito (1958), com apoio técnico e financiamento da União Soviética. Soviéticos e alemães disputavam grandes obras de eletricidade mundo afora. Os dois lados queriam fornecer as gigantescas turbinas para o que seria então a maior usina hidrelétrica do mundo (Itaipu foi, de fato, a maior do mundo até o ano de 2006, quando foi superada pela usina de Três Gargantas, na China).”

 

Este trecho foi extraído de reportagem assinada por Ricardo Lessa na Revista Piau de 15 de Setembro de 2021. Para acessar o texto completo clique AQUI.

EVENTOS

KASSEL BUCH // Kulturbahnhof Kassel // 11 May – 12 May 2019 - Kassel Dummy Award 2019 - Shortlist Tour (brochure)

 

IED MADRID // Istituto Europeo di Design during PHotoESPÃNA // 5 June - 25 July 2019 - Kassel Dummy Award 2019 - Shortlist Tour

 

ARLES // LIVRO LIVRE/LIVRE LIBRE // Festival Voies Off 2019 // LIBRAIRIE L’ARCHA DES CARMES // 1 JUILLET - 31 AOÛT 

DUBLIN // Photoireland Festival // 5 - 28 July 2019 - KASSEL DUMMY AWARD 2019 SHORTLIST TOUR

LIMA (PERU)// 22 a 25 ago - Tinta, I Premio de Fotolibro Centro de la Imagen 2019

 

BUENOS AIRES // BA PHOTO 2019 // 5 - 8 set 2019 - Prêmio Fundación Lariviére 2019

BRAGA (PORTUGAL) // Encontros da Imagem // 13 September – 7 October - KASSEL DUMMY AWARD 2019 SHORTLIST TOUR

 

ISTANBUL (TURKEY) // Istanbul Photobook Festival // 12 September – 15 September - KASSEL DUMMY AWARD 2019 SHORTLIST TOUR

AARHUS (DENMARK)// Photobook Week Aarhus // 3 - 6 October 2019 - KASSEL DUMMY AWARD 2019 SHORTLIST TOUR

CLUJ-NAPOCA (Romania) // Fotopia Collective Festival // 12 - 20 October 2019 - KASSEL DUMMY AWARD 2019 SHORTLIST TOUR

 

FESTIVAL ZUM 2019 // CONVOCATÓRIA DE FOTOLIVROS // 1 - 2 - 3 Novembro 2019

ROME // Officine Fotografiche Roma // January 2020 - KASSEL DUMMY AWARD 2019 SHORTLIST TOUR

WORPSWEDE (GERMANY) // RAW Phototriennale // 21 March – 19 April 2020 - KASSEL DUMMY AWARD 2019 SHORTLIST TOUR

  • Instagram

Visite o Instagram de Sete Quedas